Extinção de Incêndios em Transportadores de Correia

Sistema com cabo térmico de deteção e sprinklers de água

Um incêndio em transportadores de correia pode ter consequências dramáticas não só porque os produtos transportados são em geral altamente combustíveis de propagação rápida, mas também porque o próprio movimento do transportador representa uma forma adicional de transferência do incêndio de um ponto para outro da fábrica.

As razoes para o inicio de um fogo num transportador podem ser múltiplas e variadas nomeadamente devido a:

  • Trabalhos a quente na zona como soldaduras, corte ou esmeril amento,
  • Atrito entre a correia de transporte e rolos por deslizamento ou paragem
  • Paragem brusca do transportador
  • Excesso de carga electrostática
  • Auto inflamação do produto transportado

E estes transportadores podem percorrer longas distâncias transportando na fábrica produtos como carvão, aparas de madeira, pasta de papel, pedra.

A deteção do incêndio mais adequada para transportadores de correia é a de deteção com cabo linear de temperatura colocado ao longo do comprimento do transportador.


Transportador de correia com o cabo detector de temperatura aplicado na proximidade dos rolos de movimento


Cabo linear de temperatura que poderá ser montado na lateral dos rolos ou no tecto do transportador


O cabo pode ser aplicado na lateral de forma detectar o calor em caso de incêndio nos rolamentos, ou na zona superior do transportador que é o ideal se existir tecto superior – o calor sobe – porque detecta de imediato o incêndio no material.


Cabo detector de temperatura colocado na por cima de um rolo de transmissão de movimento


O cabo detector temperatura é o ideal para as aplicações em transportadores de biomassa de pedra, de celulose e carvão mas neste ultimo caso é conveniente incluir também detector de infravermelhos para detectar fogos latentes no interior do carvão.


Cabo detector temperatura para activar sistema sprinklers de água num transportador subterrâneo

A extinção de incêndios ideal em transportadores de correia é a que é recomendada pela norma NFPA 15 que consiste na descarga de água pulverizada com uma determinada densidade e configuração no transportador.

Para que o sistema de extinção seja eficaz é fundamental que os difusores projectem agua pulverizada sobre o transportador mas sem criar situações de espalhamento de produto incandescente a outras zonas da instalação, por exemplo para o chão onde existe muita material de biomassa, aparas de madeira etc.


Difusores de água pulverizada montados em conduta de aço inox por cima de transportador de correia com biomassa

Com a água pulverizada a extinção do incêndio faz-se por arrefecimento e por redução do teor de oxigénio, na envolvente do incêndio.


Cabo linear térmico instalado na conduta de água com sprinklers em transportador de túnel

Contacte-nos pelo nº 21 426 7290 ou info@tecnisis.pt para lhe enviarmos o orçamento adaptado à sua instalação. Pode também contactar-nos preenchendo e enviando o seguinte formulário:

[ninja_form id=8]

PS: Poderemos propor-lhe a solução ideal de protecção contra incêndios para transportadores de correia, turbinas, compressores, depósitos de combustível, transformadores, salas eléctricas e quadros eléctricos. Contacte-nos.

Veja mais em:

www.tecnisis.pt

TECNISIS