Firetrace -TECNISIS
Firetrace o sistema Genuíno para extinção de incêndios em quadros elétricos e motores
Firetrace com Novec e com pó químico
Firetrace deteta e extingue incêndios no inicio evitando a propagação a outras zonas
EXTINÇÃO AUTOMÁTICA DE INCÊNDIOS
EM SALAS E QUADROS ELÉCTRICOS COM FIRETRACE
Como proteger eficazmente contra incêndios as suas salas eléctricas sem necessidade de grandes investimentos e com instalação rápida e simples.
Filme do site
www.extincaoincendiosemsalas.com
Existe um sistema de protecção contra incêndios que poderá aplicar e que lhe permite detectar qualquer tipo de incêndio nas salas eléctricas mesmo aqueles, que ocorrem no interior dos quadros eléctricos onde é mais provável o início do incêndio, e em segundos actuar de forma automática a extinção do incêndio, sem estragos para o equipamento eléctrico e sem perigo para as pessoas
Esse sistema é o FIRETRACE
Como Funciona o sistema extinção FIRETRACE?
O sistema utiliza um tubo especial de polímero para detecção do incêndio e um agente de extinção- o NOVEC ou FM 200 contido em cilindros e apropriado para a extinção do incêndio em equipamentos eléctricos.
Quando o tubo de detecção Firetrace detecta o fogo, de imediato se efectua a descarga do gás de extinção extinguindo em poucos segundos o incêndio e evitando a ocorrência e o reacendimento de novos fogos no interior do armário
A instalação é efectuada sem necessidade de alimentação de energia eléctrica, extinguindo o incêndio em poucos segundos. O tubo de detecção é montado no armário ao longo das zonas de aparelhagem que se afiguram mais criticas e é definido no momento em que se está a fazer a instalação.
Foi instalado um detector de pressão com contacto livre de potencial para a ligação à central de incêndios e assim para o alarme na sirene e na central principal da fábrica.
No futuro, é possível também com este contacto desligar a energia eléctrica ao armário e assim obter 100% de eficácia evitando posterior reacendimento de incêndio.
O sistema não estraga os equipamentos, funciona sem alimentação de energia eléctrica, é extremamente eficaz e extingue incêndios de classe A, B, C em segundos.
Instalação típica FIRETRACE em Quadros Eléctricos
O Firetrace é instalado em Quadro eléctrico e utiliza o agente extintor Novec ou FM200 que não estragam o equipamento eléctrico
O Sistema directo pode ser instalado em múltiplas cabines ou divisões de quadros eléctricos. Os fogos normalmente começam porque existem más ligações, ou bornes desapertados ou sobrecargas corrente que levam a existência de arco eléctrico. Os arcos eléctricos geram temperaturas extremamente elevadas e podem provocar á queima do revestimento de plástico e dos condutores propagando-o a a outras zonas. Por outro lado os próprios equipamentos de baixa e média voltagem estão sujeitos á queima e por isso deverão ser protegidos. A passagem do tubo de detecção Firetrace por cima destes elementos permitirá detectar e extinguir rapidamente o incêndio.
Após a ignição do incêndio é importante que a alimentação do quadro seja desligada de forma a evitar possíveis reinícios de incêndio. O sistema Firetrace inclui um pressostato que em caso de actuação irá desligar a alimentação do quadro garantindo assim maior segurança. Para além de desligar o quadro o pressostato, pode actuar um alarme de aviso.
Sistema Firetrace com tubo de detecção pressurizado e com o pressostato para transmissão de alarme de incêndio no interior do quadro. Tubo de detecção Incêndio no interior de quadro eléctrico
O tubo circula nas zonas mais críticas de incêndio no interior do quadro eléctrico e rompe se a temperatura exceder 100 °C ou seja quando existe a possibilidade de propagação do incêndio a outras zonas.
Sistema Firetrace de 5Kg e 2kg para protecção e quadros de grande e pequena dimensão
Os sistemas Firetrace estão dimensionados de acordo com a dimensão do quadro eléctrico, descarregando em caso de incêndio a quantidade de agente extintor necessário para a extinção total. O pressostato actua quando o incêndio é detectado e transmite o sinal de alarme- contacto livre de potencial para a central que actua o alarme acústico e que pode actuar o deslastre do quadro. Se o quadro for desligado da alimentação após incêndio obtêm-se a maior eficácia na extinção porque se elimina a causa do incêndio.
O sistema FIretrace este aplicado pela TECNISIS em mais de 1200 aplicações em Portugal tendo sido já efetuadas – do que e do nosso conhecimento 7 extinções que evitaram o alastrar do incendio para outras zonas.
A nível global a Firetrace tem mais de 120 000 aplicações em todo o mundo.